Cláudio Loes

OK

Ir para o conteúdo

Artigos

Sobre

As quatro propostas e o Meio Ambiente.

Ouvir e ler sobre assuntos ambientais, naturais e ecológicos na maioria das vezes remete a dois extremos, num apontam-se problemas como poluição, destruição, acidentes naturais, fauna e flora em extinção, noutro mostram-se belezas naturais, locais preservados, paisagens paradisíacas. E entre os extremos, o que poderia existir? Leia aqui.


A Teia: Rede de Relacionamentos

A intenção de desenvolver o tema vem da percepção pessoal de uma necessidade de observar outras estratégias de seres vivos e com elas melhorar nossa convivência e possibilidade de uma vida onde queiramos de fato estar e viver. Aqui vou partir de algumas observações sobre a teia da aranha. Leia aqui.

Educação
O propósito de desenvolver alguns pensamentos com relação à educação vem de um questionamento sobre a necessidade de educação propalada em todos os cantos e da qual sempre fica parecendo algo restrito a determinada atividade: escola, atividades específicas, grupos de estudo, ou outro. Qual será o entendimento que precisamos construir para de fato termos educação, sermos pessoas educadas? Leia aqui.

Faxina
Quando fazemos uma limpeza no escritório ou em casa descobrimos que muito do que se guarda nem sabemos por que está lá. Os anos se passam e vamos acumulando papéis e mais papéis mesmo em tempos de computador e internet. Fazer uma limpeza do computador também tem o mesmo efeito. Quando muito, lembramos do que aconteceu com aquela pesquisa, aquela proposta, aquele curriculum, além de tantos outros. Uma faxina de vez em quando é boa e com ela podemos aprender algo, se não aprendermos ela continuará sendo somente uma faxina. Leia aqui.

Bios
Após ouvir uma crítica ao biocentrismo numa apresentação sobre direito ambiental e por não estar familiarizado com nenhuma dessas correntes nas questões ambientais, proponho um reflexão mais ampla, levando em conta nosso modelo de pensamento e nossa necessidade por certezas. Leia aqui.

Encontro na calçada
Esse é um pequeno fato que aconteceu e que nos instiga a pensar. Podemos inicialmente querer dar uma solução pronta. Depois podemos perceber que as possibilidades sempre existem. Finalmente, podemos ter uma solução criativa ou mesmo ficar mais atentos para aquilo que nos cerca. Leia aqui.

O Marceneiro
Todo dia ele abria a sua marcenaria e olhava da porta para fora apreciando a primavera que crescia do outro lado da rua. Tinha as mãos calejadas pelo trabalho árduo com a madeira, no entanto sentia-se muito bem e estava sempre alegre e bem disposto. Ao lado da marcenaria, a sua casa simples revelava ser um homem sem grandes posses e que também não lhe faziam falta. O seu credo era a coragem de viver e isso bastava. Leia aqui.

Crescer, crescer e Crescer
Cada vez mais preocupado com a questão da nossa própria sobrevivência como espécie, intriga ver grandes manchetes de crescimento como solução para todos os problemas. É como se tudo fosse tão simples quanto crescer, e pelo visto é necessário ser indefinidamente. Espero poder abordar alguns pontos para encontrar outros que queiram trocar percepções, sugestões, idéias e mesmo críticas. Leia aqui.

Simultaneidade
Defino a simultaneidade como a presença ao mesmo tempo de coisas diferentes, contrárias talvez e quem saiba opostas. Poderá faltar rigor científico ou o assunto já tenha sido tratado. Até o momento não li nada a respeito. Poderia pesquisar antes se existe algo a respeito, dito por alguém mais respeitado. Isso também não importa, a proposta é desenvolver o assunto porque intuitivamente ele irá contribuir para um pensar melhor. Leia aqui.

Ciclos 
Podemos começar lembrando nossas aulas sobre os ciclos do oxigênio, da água, do nitrogênio e tantos outros. Passado todo esse tempo, eles ficaram em algum baú empoeirado e deixaram de fazer parte da nossa vida. Buscamos, crescer, crescer e sempre mais. Existe uma confusão grande entre desenvolvimento e crescimento. Esquecemos que na natureza o desenvolvimento se dá por ciclos. Teremos tempo ainda de recuperar os ciclos e encontrar continuidade para a espécie humana? Leia aqui.

Compromisso
Pensar sobre o compromisso e suas relações com nossa existência contribui para entender o atual estado de individualismo, solidão e isolamento em nossas famílias, empresas e sociedade. A questão do comprometimento tem grande ligação com nossa cultura de origem. Porém, ela pode ser lapidada para encontrarmos novamente uma boa convivência em todas as relações de nossa vida. Leia aqui.

Começo difícil
Quando pensamos em começo o primeiro pensamento é de rejeição frente ao desconhecido. Tudo o que é desconhecido causa medo e pavor. Mesmo que a situação atual em sendo pior puder causar medo, é o novo que faz tremer as pernas. Leia aqui.

Tudo e nada, nada e tudo
Na cena de um filme, como tantos outros eventos competitivos, um dos participantes diz por vontade, imposição, ou mesmo pura adrenalina, frente à potencialidade de vencer a competição: "agora é tudo ou nada". E lá vão eles em busca da vitória. Tudo ou nada, expressão simples que revela nossa forma de sentir, pensar e agir. Leia aqui.

Gerações Futuras
Quando ouço falar de gerações futuras isso gera uma inquietação que espero poder compartilhar com você. Esse compartilhar talvez possa lançar luzes sobre o que ouvimos e mesmo em nosso modo de pensar, falar e agir. Leia aqui.

O vazio necessário
Quantas vezes já ouvimos falar da estória do copo que está pela metade com água. Para alguns ele está meio cheio e para outros ele está meio vazio. Esta situação concreta nos remete a situações do dia a dia. Se a nossa cabeça estiver cheia, se a rua estiver cheia, se o elevador estiver cheio, não conseguiremos absorver mais nenhuma informação, o congestionamento na rua será inevitável e
com certeza precisaremos esperar o próximo elevador. Leia aqui.


Início | Sobre | Diversos | Efemérides | Contato | Empresa | Mapa do site


Voltar para o conteúdo | Voltar para menu principal