Ecophysis


Ir para o conteúdo

Mídia


17/10/2015 - Oficina Eco da Minhoca no SESC de Francisco Beltrão-PR.
Cláudio Loes conduziu a oficina na Tarde Cultural promovida pelo SESC com os alunos que participam do Projeto Futuro Integral. O tema "Sustentabilidade e mão na massa" como norteador das atividades, perrmitiu ao alunos saberem mais sobre o ciclo orgânico e de que podemos fazer compostagem e vermicompostagem para diminuir nossa pressão sobre os recursos naurais.

Acesse: https://www.facebook.com/valdenice.silva.589/media_set?set=a.897997390237840.1073741869.100000827616114&type=3&pnref=story

27/08/2015 - JdeB - Na Acefb, professor Cláudio Loes expõe proposta de compostagem do lixo.
Esta prática poderia reduzir a quantidade de resíduos destinadas ao aterro sanitário.

Lembrando que a compostagem é de resíduos orgânicos e que lixo é tudo aquilo que não pode ser usado novamente ou inserido em novos ciclos naturais.

Fonte: http://www.jornaldebeltrao.com.br/noticia/235098/na-acefb-professor-claudio-loes-expoe-proposta-de-compostagem-do-lixo ou acesse aqui.


25/8/2015 - Apresentação "Compostagem e Educação Ambiental" na Acefb.

Espero que a palestra possa tornar possível a prática da compostagem nas empresas participantes do Nugahtur conforme possibilidade levantada pelo presidente desta reunião.

Ótima gastronomia como a nossa, aliada com a diminuição do impacto ambiental aumentará o reconhecimento e valoração do setor. Servindo ainda de exemplo para que a compostagem possa ser uma prática tão comum quanto a reciclagem.


Aqui o link específico da notícia: http://www.acefb.com.br/noticia/1002 ou acesse aqui.


13/6/2015 - "Nada se cria, nada se perde, tudo se transforma".

Agradecemos a Raquel Ribeiro pela divulgação do Projeto de Compostagem e do Eco da Minhoca da Ecophysis com esta matéria na Revista Plurale (www.plurale.com.br). É sempre bom divulgar para incentivar outros a fazerem, darem o melhor de si, para que todos possamos ter uma vida melhor. A revista tem artigos muito interessantes para todos e a nossa está na página 36.

Fonte: http://issuu.com/prodweb/docs/prod_20150709174959_plurale-em-revi

3/6/2015 - Semana do Meio Ambiente em Francisco Beltrão - PR.

Participando na Trilha Ecológica conduzida pela UNIPAR, com um ponto para reflexão sobre a questão da poluição e lixo no Rio Marrecas.

Fonte: http://www.jornaldebeltrao.com.br/noticia/230465/estudantes-aprendem-sobre-meio-ambiente-e-aproveitam-trilha-ecologica


27/05/2015 - Projeto de Compostagem recebe a visita da Câmara Técnica do ICMS Ecológico na Escola Estadual Telmo Octávio Müller em Marmeleiro/PR.






Abaixo a íntegra da notícia publicada no site da Prefeitura de Marmeleiro.


Avaliação do ICMS Ecológico de 2015


28/05/2015
Na manhã do dia 27 de maio, na sala de reuniões do Departamento de Agricultura, aconteceu avaliação do ICMS Ecológico. Momento o qual a Câmara Técnica composta por representantes do Águas Paraná (órgão avaliador) IAP, Adapar, 8ª Regional de Saúde, EMATER, Unioeste e Sema, estiveram reunidos com a equipe do Departamento do Meio Ambiente de Marmeleiro, membros do Conselho do Meio Ambiente, Diretores de Departamentos, Vereadores, vice prefeito José Ivanir Pilatti e o Prefeito Luiz Bandeira.
O responsável pelo Departamento de Meio Ambiente e Recursos Hídricos Gilmar Garbin iniciou a apresentação mostrando as áreas de preservação das nascentes. Na sequência a Marilete Chiarelotto Presidente do Conselho Municipal de Meio Ambiente – CMMA e Maicon Chiarelotto aluno da UTFPR e estágio do Departamento de Meio Ambiente apresentaram os demais itens.
A apresentação se ateve a explanação de cada item, mostrando os trabalhos realizados no ano de 2014. Ao todo 12 itens são avaliados: 1. Mata ciliar/Cerca/Bebedouros; 2. Programa de Desenvolvimento Florestal; 3. Manejo e Conserv. De Solo e Estradas; 4. Combate Uso de Agroquimicos/Orgânicos; 5.Recuperação de Área de Passivo; 6. Saneamento Básico na Área de Manancial; 7. Poluição por Dejetos de Animais/ Industrial; 8. Educação Ambiental; 9. Efetivo funcionamento do Conselho de Meio Ambiente; 10. Estrutura do Dpto/ Secretária Mun. Meio Ambiente; 11. Projetos Desenv. No Mun. Para Pres. Ambiental na Bacia. 12. Valor Aplicado do ICMS pela Secretária no Ano;
No final da apresentação foi feito homenagem, com um minuto de silêncio em memoria ao ex-funcionário do Departamento de Meio Ambiente e Recurso Hídricos Geovani de Oliveira, falecido em um acidente em 28 de outubro de 2014.
Após a apresentação teórica de cada item a Câmara Técnica visitou o Colégio Estadual Telmo Octávio Muller para apresentar o projeto de compostagem implementado para trabalhar a educação ambiental com alunos mostrando o processo correto da separação de resíduos e reaproveitamento dos resíduos orgânicos para a produção de hortas.
SOBRE ICMS
O município de Marmeleiro é uma das 7 cidades do sudoeste do Paraná que recebe o repasse do ICMS Ecológico. Um recurso financeiro que o governo destina aos municípios que possuem em sua área territorial nascentes de rios que abastecem as cidades vizinhas, como é o caso da bacia hidrográfica do rio Marrecas que abastece o município de Francisco Beltrão.
O repasse da verba do ICMS é forma de incentivar os municípios para que continuem investindo em ações ambientais. Anualmente a Câmara Técnica avalia todos os trabalhos que foram desenvolvidos no município referente ao ano anterior. Buscando atender essas expectativas exigidas, Marmeleiro possui um programa municipal de recuperação e preservação dos recursos hídricos da bacia do Rio Marrecas, onde são desenvolvidas diversas ações ambientais bem como, diversos projetos de extensão em parceria com Universidades que são de grande importância no diagnóstico ambiental do Município."

Fonte: http://www.marmeleiro.pr.gov.br/sitio/noticia.php?notid=151

27/05/2015 - Mesa Redonda: Crise hídrica na UTFPR de Francisco Beltrão - PR.

Fazendo parte da III Semana do Meio Ambiente promovido pelo CACEA. Contando com a participação da Professora Ariadne Farias e o Professor Fernando Manosso. Sempre uma oportunidade para troca de ideias, provocações, porque o Engenheiro Ambiental é um dos profissionais do qual se cobra uma visão mais ampla, uma contextualização frente as questões que afetam diretamente nossa qualidade de vida.


30/3/2015 - Palestra sobre compostagem.

Palestra sobre Educação Ambiental e compostagem de resíduos sólidos urbanos no Rotary Cango de Francisco Beltrão - PR.
Acesse também http://www.rotaryfbcango.org.br/galeria-fotos/1508.




2/3/2015 - Programa Dentro do Fato, assunto compostagem de resíduos orgânicos.

13/01/2015 - Projeto de compostagem é reconhecido como prática de referência em educação ambiental pelo MMA.

Neste ano, o Projeto de Compostagem uma iniciativa que começou a ser desenvolvido nas escolas de Fco Beltrão e de Marmeleiro, foi reconhecida como uma prática referencia em Educação Ambiental pela Plataforma Educares do Ministério do Meio Ambiente.

O idealizador do projeto, Cláudio Loes, espera que esta iniciativa seja ampliada para demais escolas da região.

Fonte: esta notícia foi veiculada pela TV Beltrão de Francisco Beltrão - PR.

4/12/2014 - Educação ambiental na escola é referência para o Ministério do Meio Ambiente.

Agradecemos pela divulgação do Informativo APOEMA, Ano VI, Volume 198, 4 de dezembro de 2014,que assim também contribui para com as ações de Educação Ambiental.

Acesse: http://www.apoema.com.br/informe_apoema198.pdf

30/11/2014 - Educação ambiental na escola é referência para o Ministério do Meio Ambiente.

Agradecemos pela divulgação do Jornal Jornal de Beltrão, Ano XXVI, Número 5.516, 30 de Novembro de 2014, que assim também contribui para com as ações de Educação Ambiental.
Acesse aqui http://www.jornaldebeltrao.com.br/noticia/199991/educacao-ambiental-na-escola-e-referencia-para-o-ministerio-do-meio-ambiente

21/11/2014 - Projeto de Compostagem é referência para o Ministério do Meio Ambiente.

Agradecemos pela divulgação do Jornal Opinião, Edição 893 - 21 de Novembro de 2014, que assim também contribui para com as ações de Educação Ambiental.
Acesse https://www.facebook.com/jornalopiniao1?ref=ts&fref=ts.

09/01/2014 - Quando o problema vira solução.

Entrevista sobre compostagem para a Revista dos Comerciários do Sindicato dos Empregados no Comércio de Francisco Beltrão e Região. Ano 3, Novembro de 2013, Francisco Beltrão/PR, Nº 3.

Na fotografia aparece a Escola Estadual Telmo Octávio Müller, no entanto é importante ressaltar que o investimento nesta e na Escola Municipal Padre Afonso, ambas de Marmeleiro/PR é do Departamento de Meio Ambiente da Prefeitura Municipal de Marmeleiro.

15/3/2013 - Programas simples como a compostagem podem mudar a mente e o planeta.
Fonte: Jornal Opinião, 15/3/2013, matéria de Ubirajara de Freitas.


Matéria sobre a Mostra Nacional Circuito Tela Verde veiculada em 29/12/2012, programa "Variedades em Foco" pela TV Beltrão de Francisco Beltrão, Paraná. Programa produzido pela RCM Produções e apresentado por Júlio Cezar Leonardi.

25/10/2012 - Alunos do Telmo Müller fazem trilha ecológica.
Fonte: http://www.jornaldebeltrao.com.br/geral/alunos-do-telmo-muller-fazem-trilha-ecologica-79679/ ou acesse aqui.

5/10/2012 - Emater discute com alunos e professores sustentabilidade ambiental
Fonte: http://www.emater.pr.gov.br/modules/noticias/article.php?storyid=3230 ou acesse aqui.

11/9/2012 - Compostagem nas Escolas.

"O mais bacana de publicar um livro é ter o retorno dos leitores. Fiquei feliz da vida ao saber que crianças de cinco, seis anos curtem a história – e mais ainda ao ver escolas adotando a Fuga e criando atividades após a leitura. Entre elas, o projeto Eco da Minhoca, destinado a alunos do 4º ano do Ensino Fundamental ..."
Leia mais no blog da jornalista e escritora Raquel Ribeiro, Fonte: http://fugadasminhocas.blogspot.com.br/2012/09/compostagem-nas-escolas.html ou acesse aqui.





Início | Objetivos | Projetos | Imprensa | Mídia | Educares | Atualidades | Diversos | Contato | Teca | Mapa do site


Voltar para o conteúdo | Voltar para menu principal